Saiba mais sobre a COP26

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Um dos principais assuntos da última semana foi a COP26. Você já sabe do que se trata?

COP significa Conferência das Partes. A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas (COP26) é a principal cúpula da ONU para debate sobre questões climáticas e foi realizada entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia. O evento reúne governos, autoridades, profissionais de ciência e ambientalistas de cerca de 200 países, para traçar estratégias de combate às mudanças climáticas no mundo.

O tema central na COP26 é o da cooperação internacional e da necessidade de assegurar o financiamento de países mais ricos para os menos desenvolvidos, acordado em 2015, no Acordo de Paris. O intuito é que os maiores responsáveis pelo superaquecimento do planeta assumam a responsabilidade pelos danos causados e apoiem a recuperação e adaptação daqueles que menos contribuíram para a atual crise climática e mais sentem seus impactos.

Em um esforço para aumentar o financiamento destinado à adaptação, os membros da União Europeia anunciaram suas primeiras contribuições para o Fundo de Adaptação, já que são estes, em sua maioria, que respondem por onde esse financiamento é distribuído.

Se bem-sucedida, essa promessa terá um papel importante no combate à crise climática; uma análise recente do WRI mostra que as florestas em todo o mundo podem absorver 1,5 vez mais carbono do que as emissões anuais dos Estados Unidos.

Nos últimos três anos, o Brasil teve recordes de emissões e destruição florestal, mas durante a Conferência, o país resolveu aderir a compromissos que incluem zerar desmatamento ilegal, financiar povos indígenas e reduzir emissões de metano na agropecuária. Representantes do governo brasileiro reconheceram a necessidade de enfrentar o desafio do desmatamento ilegal. O Brasil assumiu o compromisso de zerar o desmatamento ilegal até 2028, se tornar carbono neutro até 2050 e cortar em 50% as emissões de gases poluentes até 2030.

Quer saber como essa a COP26 impacta seus investimentos? Procure seu assessor ou especialista!

Mais Conteúdos