Saiba mais sobre a COP26

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um dos principais assuntos da última semana foi a COP26. Você já sabe do que se trata?

COP significa Conferência das Partes. A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas (COP26) é a principal cúpula da ONU para debate sobre questões climáticas e foi realizada entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia. O evento reúne governos, autoridades, profissionais de ciência e ambientalistas de cerca de 200 países, para traçar estratégias de combate às mudanças climáticas no mundo.

O tema central na COP26 é o da cooperação internacional e da necessidade de assegurar o financiamento de países mais ricos para os menos desenvolvidos, acordado em 2015, no Acordo de Paris. O intuito é que os maiores responsáveis pelo superaquecimento do planeta assumam a responsabilidade pelos danos causados e apoiem a recuperação e adaptação daqueles que menos contribuíram para a atual crise climática e mais sentem seus impactos.

Em um esforço para aumentar o financiamento destinado à adaptação, os membros da União Europeia anunciaram suas primeiras contribuições para o Fundo de Adaptação, já que são estes, em sua maioria, que respondem por onde esse financiamento é distribuído.

Se bem-sucedida, essa promessa terá um papel importante no combate à crise climática; uma análise recente do WRI mostra que as florestas em todo o mundo podem absorver 1,5 vez mais carbono do que as emissões anuais dos Estados Unidos.

Nos últimos três anos, o Brasil teve recordes de emissões e destruição florestal, mas durante a Conferência, o país resolveu aderir a compromissos que incluem zerar desmatamento ilegal, financiar povos indígenas e reduzir emissões de metano na agropecuária. Representantes do governo brasileiro reconheceram a necessidade de enfrentar o desafio do desmatamento ilegal. O Brasil assumiu o compromisso de zerar o desmatamento ilegal até 2028, se tornar carbono neutro até 2050 e cortar em 50% as emissões de gases poluentes até 2030.

Quer saber como essa a COP26 impacta seus investimentos? Procure seu assessor ou especialista!

Mais Conteúdos

Vendas no Varejo abaixo das expectativas

No mês de setembro, guiado por mais uma extensa revisão na série histórica,..