Ibovespa engatou rali de fim de ano?

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Olá!

Depois de três meses de forte volatilidade, testando a disciplina e a paciência dos investidores de ações, o Ibovespa conseguiu engatar uma sequência positiva e acumula uma forte valorização de 11% em novembro, na maior pontuação do ano.

Tal movimento vinha sendo amplamente esperado pelo mercado desde meados de agosto, quando o Banco Central deu início ao atual ciclo de cortes nos juros brasileiros.

E agora que ele finalmente chegou, trouxe junto uma renovação das esperanças de um possível rali de fim de ano para a Bolsa brasileira.

Uma combinação poderosa de queda no rendimento dos Treasuries (os títulos do Tesouro americano, considerados o investimento mais seguro do planeta), avanço da reforma tributária no Brasil, inflação abaixo do esperado e valuations convidativos aumentou a probabilidade de um rali.

Mas afinal, o que significa esse rali de fim ano?

Caso o leitor seja um investidor de longa data, provavelmente já ouviu por aí a expressão, que nada mais é do que uma indicação de que o Ibovespa performa melhor nos últimos três meses do ano.

Se recorrermos aos dados históricos do principal índice de ações brasileiro desde 1999, quando foi implantado no país o sistema de metas de inflação dentro do tripé macroeconômico – ou seja, período marcado por uma significativa modernização do mercado brasileiro –, vemos que o rali ocorreu em 16 dos 24 anos.

Durante esse intervalo, o retorno médio do Ibovespa entre outubro e dezembro foi de 9,41%. E se considerarmos o último ciclo de queda da taxa Selic, entre 2016 e 2019 (excluindo a queda para 2% em 2021), a média de ganho do IBOV no último trimestre desses anos foi de 6,77%.

De fato, os números permitem um certo otimismo com o desempenho das ações brasileiras nas semanas restantes de 2023. Por outro lado, é sempre importante lembrar que retornos passados não são garantia de retorno futuro.

Mais importante do que a análise histórica do Ibovespa revelando um padrão consistente de desempenho positivo nos últimos meses do ano, é termos em mente que existem sim motivos que justifiquem uma boa performance dos ativos de risco domésticos.

Neste contexto, a grande lição que eu tiro é algo que já comentei neste espaço em outra oportunidade: é necessário estarmos sempre alocados em boas ações.

Imagine, por exemplo, quem entrou em pânico por um prejuízo momentâneo nas semanas seguintes ao início do ciclo de queda da taxa Selic e se desfez de bons ativos por conta de ruídos e volatilidade de curto prazo…

São as pessoas que, agora, têm que pagar bem mais caro para ter novamente nas carteiras aquelas mesmas ações que venderam num momento errado, em que o melhor a ser feito era justamente não ter feito nada.

É por isso que o megainvestidor e gestor Howard Marks diz que um dos maiores erros que um investidor pode cometer é ficar fora do mercado. “É melhor estar no mercado e sofrer durante períodos ruins do que entrar e sair tentando evitar esses períodos e perder a maravilha do longo prazo”, afirma.

Lembre-se que poucos dias podem fazer uma diferença brutal na performance da sua carteira e que ninguém pode antecipar inflexões.

Encerro reforçando que nossos assessores estão totalmente à disposição para te ajudar a revisar sua estratégia de investimento para a virada do ano, o que obviamente também inclui suas posições na renda variável.

Agende uma conversa gratuita e sem compromisso clicando no botão abaixo e escolha a data e o horário que sejam mais convenientes para você:

Um abraço e até a próxima,

Gabriel Casonato
CNPI

Mais Conteúdos