Por que um Fundo de Investimentos fecha?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você já participou de uma apresentação de uma gestora ou fez um bate-papo com algum gestor, você já deve ter ouvido a expressão “capacity”. Ela é muito comum no universo de Fundos e muito importante para a sua carteira. Mas você sabe o que é?

Que uma gestora de recursos cuida do patrimônio investido pelos seus cotistas, você já sabe. Mas será que existe um limite de patrimônio que ela deseja cuidar?

Vamos pensar juntos: a gestora aloca o patrimônio dos seus cotistas em ativos no mercado. Podem ser títulos de Renda Fixa, moedas, commodities, ações, etc. Logo, quanto mais patrimônio ela tiver, mais dinheiro ela precisará alocar. E se ela não encontrar ativos bons o suficiente segundo seu processo de análise? E se ela entender que já alocou demais em um ativo e pode ficar arriscado ter uma posição maior em uma determinada alocação?

Basicamente, falamos que quanto maior o patrimônio de um Fundo, mais “pesado” ele fica. Ou seja, maiores serão as alocações e mais difíceis serão as possíveis vendas. Da mesma forma, mais difícil será alocar de forma inteligente e eficiente. Assim, uma gestora pode se negar a captar mais. Nesse caso, ela está dizendo ao mercado que, se ela tiver que investir mais, ela pode perder capacidade de diferenciação e pode acabar prejudicando os atuais cotistas.

No final das contas, a gente deve ver esse controle com bons olhos. A gestora está deixando de ter mais capital (e consequentemente ganhar mais valores em taxas) para cuidar bem do patrimônio de quem confiou nela anteriormente.

Se o Fundo que você investiu atingiu seu capacity, saiba que é muito provável que o veículo seja bom, e a gestão é responsável e comprometida, A equipe de assessoria da Acqua Vero pode te ajudar a encontrar os melhores produtos e as melhores gestoras para você investir!

Mais Conteúdos

Fraco desempenho dos mercados internacionais

Os mercados internacionais tiveram um fraco desempenho como um todo no último final..

Tire a sua previdência do banco e coloque ela para jogo!

Muitos brasileiros associam os Planos de Previdência com bancos tradicionais. Até pouco tempo,..

Grade de produtos ESG na Acqua Vero

Você já deve ter ouvido falar sobre o termo ESG (Enviromental, Social and..