O que NÃO é ESG?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Já sabemos que a sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, e tem sido muito utilizada por empresas e investidores. Entretanto, não se pode confundir o termo com sustentabilidade empresarial. Essa e outras dúvidas podem gerar inúmeras polêmicas, como a repartição de benefícios entre shareholders e stakeholders. Iremos então destacar alguns pontos de atenção sobre o assunto:

– ESG não é modismo: Em apenas 5 anos, o ESG AuM acelerou 25 vezes, indo de US$ 6 bi em 2015 para US$ 150 bi em 2020. O conceito vem se aprimorando ao longo dos anos e está se tornando decisivo nas práticas empresariais para análises dos índices financeiros e servindo como parâmetro para novos investimentos.

– ESG não é afirmar que a empresa está diminuindo a emissão de gases poluentes: Essa ação é apenas uma pequena parte na busca por desenvolver premissas e requisitos na criação de mercados mais sustentáveis.

– ESG não é filantropia: Desenvolver ações em prol da sociedade é uma prática importante, mas não se pode estabelecer uma relação direta com doações. É necessário criar estruturas sólidas para auxiliar a resolver os problemas sociais ou ambientais, gerando retorno financeiro ao investidor, impacto aos funcionários e aos clientes e à sociedade em si.

– ESG não é binário: Existe uma escala, um caminho a percorrer. Portanto, não há uma classificação estacionária, mas sim um processo evolutivo na qual diversos elementos determinam o nível ESG, dependendo das práticas de cada empresa.

Quer saber como as empresas que você investe estão nessa escala? Entre em contato com um de nossos assessores.

Mais Conteúdos

Tipos de OPEs: Operação Trava de Alta

Vamos para mais um post da nossa série sobre as principais operações estruturadas encontradas na plataforma..

Análise Fundamentalista: Quais os principais indicadores?

Dentre as principais escolas de análises de investimentos, destaca-se a escola Fundamentalista como uma das mais..

ESG: As Vantagens da Implementação

Nos últimos anos, os investidores em todo o mundo se envolveram cada vez mais com o..

Você sabe a diferença entre Tesouro Direto e Título Público?

Seguindo com as nossas publicações sobre os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, falaremos hoje sobre as..