O que NÃO é ESG?

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Já sabemos que a sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, e tem sido muito utilizada por empresas e investidores. Entretanto, não se pode confundir o termo com sustentabilidade empresarial. Essa e outras dúvidas podem gerar inúmeras polêmicas, como a repartição de benefícios entre shareholders e stakeholders. Iremos então destacar alguns pontos de atenção sobre o assunto:

– ESG não é modismo: Em apenas 5 anos, o ESG AuM acelerou 25 vezes, indo de US$ 6 bi em 2015 para US$ 150 bi em 2020. O conceito vem se aprimorando ao longo dos anos e está se tornando decisivo nas práticas empresariais para análises dos índices financeiros e servindo como parâmetro para novos investimentos.

– ESG não é afirmar que a empresa está diminuindo a emissão de gases poluentes: Essa ação é apenas uma pequena parte na busca por desenvolver premissas e requisitos na criação de mercados mais sustentáveis.

– ESG não é filantropia: Desenvolver ações em prol da sociedade é uma prática importante, mas não se pode estabelecer uma relação direta com doações. É necessário criar estruturas sólidas para auxiliar a resolver os problemas sociais ou ambientais, gerando retorno financeiro ao investidor, impacto aos funcionários e aos clientes e à sociedade em si.

– ESG não é binário: Existe uma escala, um caminho a percorrer. Portanto, não há uma classificação estacionária, mas sim um processo evolutivo na qual diversos elementos determinam o nível ESG, dependendo das práticas de cada empresa.

Quer saber como as empresas que você investe estão nessa escala? Entre em contato com um de nossos assessores.

Mais Conteúdos