LCIs e LCAs: Isenção de imposto com a segurança bancária

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Abrimos as publicações dos títulos de renda fixa de emissão bancária com os tão conhecidos CDBs, e hoje iremos falar sobre as LCIs e LCAs. Antes de mais nada, vamos ao significado: Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio.

Já conhecemos os CRIs e CRAs que, apesar de possuírem proposta semelhante, diferentemente dos LCIs e LCAs, são emitidos por empresas privadas (securitizadoras) e não devemos confundi-los!

Agora que descobrimos o significado desses papéis, vamos entendê-los:
Sabemos que os bancos são os maiores fomentadores do setor imobiliário e agro. Esses segmentos, por envolverem transações de alto valor, costumam ter prazos longos. Como não seria interessante para o banco aguardar 20 ou 30 anos para receber um financiamento imobiliário/agro, ele então pode captar o valor desembolsado para operações nesses setores, através das LCIs e LCAs. Esse ponto merece um destaque, pois a instituição não pode emitir um valor maior de Letras do que suas carteiras de crédito. Ou seja, toda LCI/LCA está lastreada em uma garantia real.
Essa garantia real, no caso das LCIs, é o próprio imóvel, e para as LCAs, pode ser uma fazenda, a safra, maquinários agrícolas, etc. Mas a segurança dessas letras não acaba aqui, porque, como dissemos no começo do texto, são emitidas por instituições bancárias e, assim como os CDBs, contam também com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito.

Por fomentarem exclusivamente as cadeias do agronegócio e imobiliária, dois setores da economia que geram milhões de empregos, contam com a isenção de imposto de renda para o investidor pessoa física, o que deve sempre ser considerado para verificar o rendimento efetivo do investimento.
Suas remunerações podem estar atreladas à inflação (IPCA), pós fixadas (% do CDI ou CDI+ ) ou serem pré-fixadas. São investimentos bastante acessíveis, com valor mínimo normalmente de R$ 1.000,00.

E você, já possui LCIs/LCAs entre os seus investimentos? Ficou com alguma dúvida sobre essas Letras?

Entre em contato com a nossa equipe de assessoria para saber mais!

 

-Por Daniel Marucci

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..