ISM dos EUA desacelera em abril

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Segundo o time Macro & Estratégia do BTG Pactual, em abril, o ISM industrial registrou desaceleração com relação ao dado de março, retornando para patamares próximos de agosto de 2020. O qualitativo mostrou-se misto, com os novos pedidos e produção permanecendo em patamar elevado 53,5 e 53,6 pontos, respectivamente. O indicador de preços também mostrou arrefecimento para 84,6 pontos, após o forte choque em março, contudo os empresários consultados na pesquisa sinalizam preocupações com os preços à frente.

Por outro lado, o índice de empregos apresentou uma desaceleração relevante para 50,9 pontos, enquanto o de tempo de entrega avançou para 67,2 pontos. A introdução de medidas restritivas de mobilidade social na China tem provocado novos atrasos na entrega de insumos, comprometendo um alívio mais significativo nos gargalos produtivos. A redução de estoques no mês pode servir como um catalisador futuro para o avanço da produção.

Em linhas gerais:
– ISM Industrial: 55,4 vs 57,6 Consenso e 57,1 anterior
– ISM Preços: 84,6 vs 87,5 Consenso e 87,1 anterior
– PMI Industrial: 59,2 vs 59,7 Consenso e 58,8 anterior

Para frente, a despeito do dado abaixo do esperado, o time Macro & Estratégia ressalta que o indicador segue acima do patamar de expansão (50 pontos), com novos pedidos sinalizando manutenção da forte demanda, o que conversa com os dados do PCE divulgados na última semana.

Nesta semana observaremos a divulgação do dado do payroll de abril que deve apontar para a criação de 390 mil vagas, desacelerando contra o último mês, mas ainda assim acima da média histórica. Além disso, o próprio ISM de serviços será uma proxy importante para a dinâmica da demanda doméstica no início do trimestre.

Por fim, o time aguarda a coletiva de imprensa realizada após a divulgação do comunicado do FOMC para mais detalhes sobre os próximos movimentos do comitê com a política monetária, no qual esperam cinco altas de 50 bps e mais uma de 25 bps neste não.

A equipe de assessoria da Acqua Vero pode te ajudar a entender mais sobre indicadores internacionais e como eles podem impactar o seu portfólio!

Mais Conteúdos