IPCA de agosto vem acima das expectativas do mercado

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o mês de agosto avançou 0,87% m/m, acima das expectativas de 0,71% do mercado e 0,73% do BTG Pactual. Em 12 meses, o IPCA ficou em 9,68%, também acima das expectativas de 9,50% do mercado e 9,53% do BTG Pactual.

Em 2021, o IPCA já acumula alta de 5,67%, acima do teto da meta de inflação (5,25%).

Apesar de ter desacelerado em relação ao mês de julho, assim como era esperado pelo mercado, a inflação de agosto apresentou um resultado bastante acima das expectativas, segundo análise do time Macro & Estratégia do BTG Pactual digital.

A desaceleração é advinda da dissipação momentânea do aumento nos preços da energia elétrica e queda nas passagens aéreas. No sentido oposto, as altas em alimentação, com destaque para alimentação no domicilio, artigos de residência, vestuário e transportes foram os responsáveis pelo resultado acima do consenso de mercado.

Para os próximos meses, enquanto o aumento de mobilidade social e a reabertura podem seguir pressionando os preços livres, principalmente Serviços, as condições climáticas adversas devem continuar provocando altas nos alimentos e na energia elétrica. Dessa forma, a criação de uma nova bandeira pela Aneel (bandeira escassez hídrica), com vigência até maio de 2022, deve manter a pressão inflacionária em energia elétrica.

Destaques:
– Habitação (de 3,10% para 0,68%), subgrupo de energia elétrica, alta de 1,10%.
– Alimentos e Bebidas (de 0,60% para 1,39%), subgrupo de alimentação no domicílio de 0,78% para 1,63% e fora do domicílio de 0,14% para 0,76%.
– Transportes (de 1,52% para 1,46%), subgrupo combustíveis de 1,24% para 2,96%.

Se tiver dúvidas sobre inflação ou sobre como ela impacta os seus investimentos, conte com a nossa equipe de assessoria!

Mais Conteúdos