ESG: o papel da energia sustentável

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

A energia sustentável é toda a energia elétrica obtida através de fontes renováveis e gerada sem grandes impactos ao meio ambiente. Existem muitas fontes de energia para geração sustentável utilizadas hoje no mundo. As principais são: Energia Solar, Energia Eólica, Energia Hídrica, Energia de Biomassa, Energia Oceânica, Energia Geotérmica.  

A geração de energia sustentável por meio de fontes renováveis preenche grande parte dos requisitos que envolvem a temática ESG (Ambiental, Social e Governança). Seja pela geração de energia de baixo impacto ambiental, a questão social por trabalhos com as comunidades, geração de empregos, desenvolvimento de uma região e a governança, que a maioria desses projetos seguem em termos de melhores práticas de gestão e compliance. 

Há algum tempo vemos notícias de grandes corporações com metas globais de redução da pegada de carbono e importantes fundos de investimentos com foco nos compromissos ambientais e em empresas que buscam a sustentabilidade de suas operações. Na mesma linha, o setor elétrico está cada vez mais adepto aos critérios que norteiam as pautas ESG. Exemplos disso são as mudanças em operações logísticas mais estruturadas, de Frete Neutro, ou mesmo lançamento de produtos com certificação carbono zero e selo, energia renovável, geração de energia limpa de fontes renováveis e, também mudança na forma de consumo utilizando contratos de energia de longo prazo.  

No Brasil temos inúmeras oportunidades e recursos para usar energia renovável e gerar eletricidade. O país possui um histórico de projetos dentro desse perfil com quase 20 anos de operação e fontes de geração. Além disso, a nossa regulamentação é bastante sólida, o que incentiva a rápida implantação e uma performance notável, fazendo com que sejamos líderes globais neste tipo de recurso.   

Dessa forma, conclui-se que a geração de energia sustentável e limpa é um ganha-ganha para empresas, sociedade e meio-ambiente, beneficiando todos os participantes da cadeia e cumprindo o seu papel com a sociedade, de forma a proteger o meio ambiente, garantir o futuro das próximas gerações, reduzir os custos para as empresas e gerar emprego para o nosso país. E você, concorda com isso? Sua empresa e residência consomem que tipo de energia?  

 

Mais Conteúdos