É hora de resgatar Fundos de Bolsa?

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

O ano de 2022 tem sido mais um ano de fortes emoções para o mercado de Renda Variável local. Durante esses cinco primeiros meses do ano, o Índice Bovespa, principal índice teórico de ações do mercado brasileiro, partiu de um patamar de 101 mil pontos, para quase 122 mil pontos em abril, e voltou para próximo dos 103 mil no início de maio.

Ao longo desse ano, já passamos por ruídos na governança de empresas, vivemos uma forte entrada de capital estrangeiro na nossa Bolsa, nosso patamar de juros atingiu um valor acima de 1% ao mês, e, para completar, 2022 é um ano eleitoral.

É natural que, em momentos de Bolsa mais imprevisíveis, sem o impulsionamento de uma Selic baixa, e com preocupações no cenário político, fique mais difícil ganhar dinheiro na Renda Variável de forma consistente e em uma janela curta de tempo. Sendo assim, o investidor mais recente nesse universo de plataformas de investimentos, naturalmente, pensa “será que é hora de resgatar e sair desse mercado?”.

A ideia desse texto não é dizer nem que sim, nem que não. É mostrar os dois lados e te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

Quando pensamos em investimentos em Renda Variável, deveríamos pensar em prazos de pelo menos 3 anos. Pensando que estamos acreditando na geração de valor das empresas, é natural que as teses levem um tempo para atingir o potencial avaliado pelos analistas previamente. A unanimidade entre os gestores, nesse momento é: tem muita coisa barata e o longo prazo é bastante promissor.

Se você está passando por um momento de rentabilidade negativa, mas não tenha urgência na disponibilidade do dinheiro, será que faz valor aceitar um prejuízo em algo que tem grandes chances de voltar a se valorizar no tempo? Ou ainda mais: se você não está vendo o comportamento que esperava nos veículos que investiu, será que a sua expectativa está alinhada ao perfil do produto?

A nossa Bolsa nunca terá vida fácil e constante pela frente. Mas saber se aliar (e não desistir) aos nomes que já passaram por momentos desafiadores várias vezes durante suas carreiras pode ser uma decisão muito inteligente.

A equipe de assessoria da Acqua Vero está à sua disposição para te ajudar a navegar por todos os tipos de mares.

Mais Conteúdos