Curva de juros futuros

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Agora que entendemos os principais conceitos introdutórios da renda fixa, emissores, taxas e equivalência, chegou a hora de evoluirmos para um assunto que já foi abordado em publicações anteriores: os juros futuros.

Como já vimos, temos na nossa economia a taxa básica de juros, a Selic, definida nas reuniões do Copom. Porém, ela é um dado presente, ou seja, sabemos qual é a taxa de juros hoje, mas não quanto teremos no próximo ano, ou nos próximos três anos. Todavia, os juros em uma economia é uma informação crucial, não apenas para rentabilidade dos investimentos, sendo um dos focos da Acqua-Vero, mas também para estudar a viabilidade de projetos, atrair capital estrangeiro, etc.

Justamente por isso, a partir das taxas de negociação dos títulos públicos prefixados, a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais elabora a curva de juros, também conhecida como ETTJ (estrutura a termo de taxa de juros). Ela nada mais é do que a estimativa do mercado de quanto teremos de Selic acumulada entre dois períodos. A curva é fruto das expectativas do movimento da taxa básica de juros pelo Copom, e é a forma que conseguimos estimar a rentabilidade de ativos indexados ao CDI ou Selic.

Vale destacar que o resultado é expresso como a média anual de Selic esperada, e não a taxa estimada no final do período. Ou seja, se o mercado estimasse que nos próximos 11 meses a Selic permanecesse nos 7,75% a.a atuais, e apenas no 12º mês fosse elevada para 8,75%a.a, a curva de juros indicaria uma Selic para os próximos 12 meses em 7,83% a.a (média ponderada desse período), e não 8,75% a.a, que é a taxa do final do ciclo.

Essa curva de juros que introduzimos é conhecida como curva nominal, ou seja, não considera inflação e tampouco o ganho real (acima da inflação).

Gostou do conteúdo? Não perca as próximas publicações sobre como utilizar a curva para estimar os rendimentos da forma correta, curva de juros real e inflação implícita, conceitos importantes dentro do universo da Renda Fixa.

Mais Conteúdos