Você vê sua carteira de Fundos de Investimentos como um quebra-cabeça?

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

A parcela de Fundos de Investimentos do seu portfólio pode (e deve) ser vista como um quebra-cabeça, sabia?
Isso porque, cada Fundo que você escolher para compor sua carteira, deve ocupar um pedaço específico da sua estratégia de alocação.
Ter uma quantidade relevante de Fundos na carteira não é necessariamente ruim, desde que eles se complementem e não sobreponham estratégias.

Basicamente, os Fundos de Liquidez ocuparão a lacuna de reserva de emergência e oportunidades. Será a peça que você recorrerá quando necessitar retirar recursos ou aproveitar para fazer novos investimentos.
Já a parcela de Fundos de Crédito ocupará a lacuna de consistência, com baixa margem para erros ou exageros e retornos mais lineares.
Partindo para a parcela de Fundos de Inflação, os produtos escolhidos ocuparão a lacuna de manutenção do poder de compra no tempo e podem contar com uma vantagem tributária ao acessar ativos isentos de IR.

Depois, você pode ter Fundos Multimercados que ocupam um espaço flexível do seu portfólio. Eles podem assumir diversas formas e, exatamente por isso, é importante que você escolha Fundos Multimercados com estratégias diferentes entre si: Macro Estrutural, Dinâmico, Multiestratégia, Quantitativo e Internacional, por exemplo. Assim, as formas se complementam e compõem uma figura completa.

E para finalizar, a peça restante da sua carteira poderá ser ocupada por Fundos de Renda Variável. Da mesma forma que acabamos de falar, é importante escolher nomes de diferentes estratégias: Long Only, Long Short, Long Biased e os que fazem essas abordagens aqui no Brasil e lá fora. Assim, mesmo que todas as peças dessa parcela sejam agressivas, elas poderão se beneficiar de diferentes momentos da economia e das empresas.

Saber encaixar essas peças do quebra-cabeça é tão importante quanto economizar e investir. É a arte dessa montagem que pode te oferecer o melhor portfólio possível.

Parece difícil? Não se preocupe. Para te ajudar a entender e montar o seu quebra-cabeça, conte com a nossa equipe de assessoria!

 

-Por Arthur Spirandelli

Mais Conteúdos