Você sabe o que são Proventos?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O conceito de proventos refere-se, basicamente, aos meios de remuneração pagas por uma empresa. A principal forma de recebê-los é aportando em ações ou cotas de fundos que distribuem tais benefícios aos investidores.
Os proventos estão relacionados aos lucros da empresa ou do fundo, portanto, depois de pagar custos ou realizar eventuais reinvestimentos dos lucros, as instituições podem dividir com os acionistas ou cotistas uma parte dos ganhos.

Assim sendo, existem alguns tipos de proventos no mercado, mas os dois principais que iremos abordar são os Dividendos e os Juros sobre Capital Próprio.

Os Dividendos são possivelmente o tipo de provento mais conhecido pelos investidores. Sua popularidade se deve ao fato de serem também o tipo de provento mais distribuído pelas empresas e fundos.

Basicamente, os dividendos representam uma parte dos lucros das empresas. Eles são distribuídos depois que a empresa ou fundo pagam o Imposto de Renda correspondente. Por esse motivo, o recebimento de dividendos pelo investidor é isento de IR.

O percentual e a frequência de distribuição de dividendos dependem de cada empresa e é obrigatório que as informações sobre a distribuição constem no estatuto. Em caso de fundos de investimentos, existem outras regras específicas.

Já os Juros sobre Capital Próprio, ou JCP, são um tipo de provento semelhante aos dividendos. A diferença mais importante é que sua distribuição se dá antes do pagamento de impostos, ou seja, diferente dos dividendos, eles não se referem ao lucro líquido.

Por consequência, os investidores ficam responsáveis por pagar o Imposto de Renda correspondente ao valor depois de receberem os juros. A alíquota atual é de 15% sobre o montante.

Importante ressaltar que tanto os dividendos quanto os Juros sobre Capital Próprio são pagos em dinheiro e o valor é recebido na conta do banco de investimento utilizado para realizar as operações.

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos assessores!

Por Heitor De Nicola e Tales Barros

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..