Você sabe o que é uma debênture?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As Debêntures são títulos de crédito (dívida) emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais, e estão cada vez mais atraentes aos olhos das pessoas físicas.

Diferente dos títulos públicos, ao invés de financiar o governo, quem compra debêntures empresta dinheiro para uma empresa construir uma nova fábrica, expandir as operações no exterior ou fazer qualquer outro grande investimento.

Mas por que uma empresa emite debêntures?

Simples: Como as condições da emissão são definidas pela própria empresa, as debêntures são uma forma mais flexível de captar recursos e também mais barata do que um financiamento bancário tradicional.

Vale lembrar que debêntures e ações não são a mesma coisa. As debêntures possuem regras, relacionadas aos prazos e ao formato da remuneração, definidas e registradas desde o momento da emissão pela empresa, já sabendo desde o início por quanto tempo o recurso ficará aplicado e de quanto serão os juros recebidos até lá.

Por outro lado, quem investe em ações da mesma empresa que emitiu debêntures, por exemplo, se torna sócio da empresa. Se ela crescer e lucrar, o investidor poderá ganhar com a valorização das ações, caso registre prejuízos, os papéis podem desvalorizar.

Se tiver qualquer dúvida, nossa equipe de assessoria está à sua disposição!

 

-Por Antônio Van Moorsel

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..