Você sabe o que é uma compra a Termo?

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

A operação de compra de um termo basicamente consiste em um contrato que fixa o preço de determinada quantidade de ações, para serem liquidadas em uma data futura.

A Operação a Termo é um acordo de compra ou venda de ações em uma data futura e por um preço já estipulado. Ao final do prazo combinado, que varia entre 16 e 999 dias, o investidor paga as ações e recebe os rendimentos do ativo gerados no período.

No vencimento, caso a cotação esteja abaixo do valor estipulado, ele deve arcar com a diferença, gerando prejuízo. Se estiver maior, ele terá lucro com a operação.

Vantagens

Para o comprador do termo, não precisa ter o recurso em conta: ao fazer o termo, o investidor ganha um prazo para juntar e disponibilizar o valor necessário para a compra.

• Existe também a opção de efetuar a venda do ativo no mercado à vista ao liquidar o termo e ficar com o retorno (que pode ser positivo ou negativo) da operação.

• O termo pode ser liquidado em até 4 dias úteis após sua abertura, sem precisar esperar o vencimento.

Riscos

Assim como nas demais operações estruturadas, a BM&FBovespa exige o depósito de garantias para a realização da operação.

• Caso a operação inverta a tendência prevista por você, será preciso depositar ainda mais garantias.

Mais Conteúdos