Você sabe o que é RLP?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você, investidor, já deve ter se deparado em algum momento com o termo RLP. Tal sigla se refere a um termo em inglês: Retail Liquidity Provider.
Em português, ele pode ser entendido como provedor de liquidez para o varejo — fazendo referência a uma de suas características principais.

Basicamente, RLP trata-se de uma modalidade de oferta no mercado em que as corretoras se tornam contraparte das negociações de compra e de venda da bolsa.

O cliente que solicita a oferta RLP permite que a instituição financeira garanta ordens de execução a preços iguais ou melhores do que os apresentados pelo book de ofertas, trazendo mais dinamismo ao mercado e aumentando ainda mais a liquidez com a qual os investidores podem contar.

Quando dependem do book de ofertas, muitas vezes acontece de precisar fracionar a liquidação da sua ordem de compra ou venda. Assim, uma quantidade é negociada a determinado preço e outra parte tem valor diferente.

Com o RLP, o próprio banco de investimentos pode participar da negociação. Logo, é possível que ele faça uma oferta de preço único, evitando fracionar sua ordem e trazendo liquidez para os clientes a partir da própria carteira do banco. Nesse contexto, a instituição financeira atua como agente ofertante no mercado — podendo estar tanto na compra quanto na venda dos contratos.

Para isso, é preciso sempre garantir um valor igual ou melhor do que o do topo do book de ofertas e todo e qualquer uso do RLP deve ser autorizado pelo cliente.

Saiba as vantagens da ferramenta RLP:
• Liquidez;
• Oferta de melhores preços ao cliente;
• Possibilidade de redução de corretagem;
• Fortalecimento do mercado.

Quer saber mais sobre a ferramenta? Nossos especialistas da mesa de Renda Variável estão à disposição!

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..