Você sabe o que é Open Insurance?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

No início de agosto, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) elegeu o conselho que será responsável pela implementação do Open Insurance, sistema aberto do ramo de seguros, no Brasil. O conselho será responsável pela aprovação do orçamento e das equipes administrativas desse sistema, que entrará em operação já em dezembro desse ano. Mas afinal, você sabe o que é o Open Insurance?

O open insurance é o conjunto de normas e procedimentos que permite criar um mercado brasileiro aberto de seguros. A ideia desse sistema é que os consumidores possam compartilhar seus dados e informações, quando desejarem, com outras seguradoras e instituições, seguindo a mesma ideia do open banking. Esse sistema único e padronizado será fundamental para que essas trocas de informações sejam feitas de forma segura e rápida.

O principal objetivo desse projeto é trazer ao consumidor final uma maior diversificação e variedade para os produtos desse mercado. A partir do momento que o consumidor permite o compartilhamento de seus dados com outras seguradoras, estas poderão entrar em contato com esse consumidor para oferecer produtos melhores ou mais baratos, criando assim, um mercado mais competitivo, no qual o grande beneficiado será o próprio consumidor.

A primeira fase do open insurance terá início em dezembro deste ano e contará com o compartilhamento de dados gerais, como preços, tipos de produtos e condições, por parte das grandes empresas desse setor. A segunda etapa, de troca de dados dos consumidores entre as instituições, só terá início em maio de 2022.

O open insurance já passa a ser visto como algo positivo por muitos consumidores, visto que aumentará a disputa por clientes nesse mercado, estimulando a criação de novos produtos e a redução de preços.

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas ou com com seu assessor Acqua-Vero!

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..