Você sabe o que é a carência na Previdência?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Vimos nos posts anteriores alguns dos benefícios de se investir em Previdência Privada. A possibilidade de resgates esporádicos e a de troca de estratégias, por meio da portabilidade, são alguns dos fatores que acabam tornando esse tipo de investimento tão atraente para os investidores de longo prazo.

Mas você sabia que muitas das vezes esses resgates ou portabilidades podem ser recusados, se não forem bem planejados, por conta da carência do seu plano? Hoje vamos falar um pouco sobre o conceito de carência e como podemos evitar esses bloqueios na hora de movimentar os recursos investidos.

A carência na previdência, pode ser entendida como o prazo pré-determinado no qual o participante do plano fica impossibilitado de retirar o seu recurso daquele plano. Ela ocorre em dois cenários: a carência para o primeiro resgate (ou portabilidade) e a carência entre solicitações de resgates.

Na prática, ao aderir a um plano de previdência privada, o investidor terá que aguardar o término do período de carência para poder solicitar o seu primeiro resgate (parcial ou total) de seus recursos ou a portabilidade para outro fundo de uma seguradora diferente. Ao solicitar o resgate (ou portabilidade para outra seguradora), o investidor também terá que aguardar um novo prazo de carência, para poder realizar uma nova solicitação de resgate (ou portabilidade).
Normalmente, os prazos de carência são de 60 dias para fundos destinados a investidores gerais (varejo) e de 180 dias para fundos destinados a investidores qualificados, podendo variar.

Sendo assim, os investidores sempre precisam se planejar no momento da solicitação de resgates e portabilidades dos seus planos de previdência, de forma que não sofram com esse prazo. Além disso, uma das formas que podemos evitar o período de carência no momento da portabilidade (troca de estratégia), seria realizar portabilidades internas, ou seja, entre fundos da mesma seguradora.

Se você deseja entender mais sobre a carência na previdência privada, entre em contato com um de nossos assessores de investimentos.

 

-Lucas Liso

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..