Você conhece os tipos de COEs?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você conhece os tipos de COEs?

Basicamente, existem dois tipos principais de COEs: os de Participação e os Autocallables. Abordaremos nesse post os COEs de Participação.

A estrutura de um COE de Participação visa acompanhar a rentabilidade de um ativo em específico, podendo ser, por exemplo, um Fundo Internacional ou de um Índice de Ações. Normalmente, nas estruturas, o cliente pode ter de volta o seu capital investido.

A forma de remuneração pode variar caso a caso e expor o investidor à diferentes estratégias de valorização: estrutura bidirecional, com taxa fixa, alta alavancada, alta limitada ou alta ilimitada, por exemplo.

Em um COE de alta ilimitada, o investidor ganharia toda e qualquer rentabilidade positiva que a estratégia tenha. Já nos COEs com taxa fixa, podemos obter um ganho pré-fixado conhecido desde o início e/ou a alta do ativo que teremos exposição.

Nos COEs bidirecionais, podemos obter ganhos com a variação positiva ou negativa de um ativo, sendo esse ganho limitado, ou não, na alta e na baixa.

Por fim, nos COEs de alta alavancada, é possível obtermos ganhos com uma participação de, por exemplo, 1,5 vezes, 2 vezes, ou mais, da alta que um determinado ativo tiver.

Esse tipo de estrutura de Participação visa sempre uma estratégia de longo prazo, com proteções para o investidor (de capital e de câmbio) e podem expor a carteira à estratégias robustas que o investidor não conseguiria acessar por conta própria.

 

-Por Daniel Lopasso

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..