Você conhece os tipos de COEs?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você conhece os tipos de COEs?

Basicamente, existem dois tipos principais de COEs: os de Participação e os Autocallables. Abordaremos nesse post os COEs de Participação.

A estrutura de um COE de Participação visa acompanhar a rentabilidade de um ativo em específico, podendo ser, por exemplo, um Fundo Internacional ou de um Índice de Ações. Normalmente, nas estruturas, o cliente pode ter de volta o seu capital investido.

A forma de remuneração pode variar caso a caso e expor o investidor à diferentes estratégias de valorização: estrutura bidirecional, com taxa fixa, alta alavancada, alta limitada ou alta ilimitada, por exemplo.

Em um COE de alta ilimitada, o investidor ganharia toda e qualquer rentabilidade positiva que a estratégia tenha. Já nos COEs com taxa fixa, podemos obter um ganho pré-fixado conhecido desde o início e/ou a alta do ativo que teremos exposição.

Nos COEs bidirecionais, podemos obter ganhos com a variação positiva ou negativa de um ativo, sendo esse ganho limitado, ou não, na alta e na baixa.

Por fim, nos COEs de alta alavancada, é possível obtermos ganhos com uma participação de, por exemplo, 1,5 vezes, 2 vezes, ou mais, da alta que um determinado ativo tiver.

Esse tipo de estrutura de Participação visa sempre uma estratégia de longo prazo, com proteções para o investidor (de capital e de câmbio) e podem expor a carteira à estratégias robustas que o investidor não conseguiria acessar por conta própria.

 

-Por Daniel Lopasso

Mais Conteúdos

Você vê sua carteira de Fundos de Investimentos como um quebra-cabeça?

A parcela de Fundos de Investimentos do seu portfólio pode (e deve) ser vista como um..

Letras Financeiras: Emissão bancária com maior rendimento

Evoluindo nas publicações sobre os títulos mais conhecidos de emissão bancária, não poderíamos deixar de falar..

Panorama Internacional

Uma das principais discussões dos últimos meses é a retomada do crescimento ao redor do mundo..

Tipos de OPEs: Operação RAB

Vamos começar uma série de posts sobre os principais tipos de operações estruturadas disponibilizadas pelo BTG..