Visão pós-Copom

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) desta última quarta-feira (03) entregou 0,50 ponto percentual para a taxa básica de juros (Selic), fato que já estava marcado na curva de juros para os contratos futuros de agosto.

No entanto, segundo o time Macro & Estratégia do BTG Pactual, o BCB reduz seu grau de liberdade para as próximas reuniões e, consequentemente, adiciona risco ao mercado, que não deve ver o movimento como positivo no curto prazo e pode estressar indicadores de risco mais longos, como juros futuros e CDS.

O cenário de referência para o IPCA de 2023 sai de 4,0% para 4,6%. O Banco Central mantém a estratégia de indicar um IPCA de 2023 abaixo do teto da meta, ainda que muito próximo dela, e abaixo do centro em 2024 (2,7%), a fim de ancorar as expectativas de inflação entre as janelas.

O BCB deixa clara a vontade de encerrar o ciclo em 13,75%, mas o cenário adverso não facilitará a tarefa.

Ainda que o comitê traga luz às preocupações fiscais para os próximos anos, que seguirá vigilante e que passos futuros poderão ser ajustados, o comunicado traz: (i) um destaque maior para o horizonte relevante de seis trimestres, não usual, (ii) reforça a ancoragem em torno das metas, no plural, e (iii) sinaliza que avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude.

No entanto, as recentes leituras de inflação ainda sugerem elevados níveis para a inflação de serviços, núcleos e difusão, além de um mercado de trabalho que continua robusto, com taxa de desemprego em 9,2%.

Se quiser entender mais sobre o cenário macroeconômico, conte com o nosso time de assessoria!

Mais Conteúdos

Tenha acesso a diversos mercados com o COE

Muito tem se falado a respeito do mercado global, que tem sofrido os..

Dados da produção industrial e vendas no varejo fora do esperado

Nas últimas semanas, os mercados de ações foram beneficiados por sinais de desaceleração..

Utilize a sua remuneração variável para o longo prazo

Finalizamos o primeiro semestre do ano e a maioria das pessoas começam a..