Vendas no Varejo abaixo das expectativas

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

No mês de setembro, guiado por mais uma extensa revisão na série histórica, o dado surpreendeu negativamente. Além disso, o dado abaixo das expectativas pode levar a revisões do PIB para o 3T21.

Em linhas gerais, a divulgação foi:
– Varejo Restrito (m/m): -1,3% vs -0,6% Consenso e -4,3% anterior
– Varejo Restrito (a/a): -5,5% vs -4,1% Consenso e -4,1% anterior
– Varejo Ampliado (m/m): -1,1% vs -0,2% Consenso e -3,0% anterior
– Varejo Ampliado (a/a): -4,2% vs -2,9% Consenso e 0,0% anterior

No Varejo Restrito, a leitura foi influenciada pelos gargalos de oferta, pela elevada inflação e pelo deslocamento da demanda de bens para serviços, o que pode ser observado no recuo dos segmentos ligados a reabertura. Para o Ampliado, a leitura segue influenciada pelas dificuldades no setor automobilístico.

Para o mês de outubro, os indicadores antecedentes apontam para uma leve recuperação, com uma melhora marginal na venda de veículos. Contudo, os riscos de curto prazo, a elevada pressão inflacionária e os gargalos produtivos devem seguir deprimindo a leitura final.

Vale destacar que parte da surpresa dos dados mensais é reflexo das revisões nos meses anteriores. Para o varejo restrito, o mês de agosto foi revisado de -3,1% para -4,3%, julho foi revisado de 2,7% m/m para 3,1% m/m, junho revisado de -1,1% m/m para -1,2% m/m. Assim, o 3T fecha com recuo de -0,4% e apresenta um carrego de -2,4% para o 4T21

Para o Ampliado, agosto revisou de -2,5% para -3,0%, julho de 1,1% m/m para 1,4%, junho de -2,4% para -2,6%. O 3T encerrou com uma queda de -1,7% e um carrego de -1,8% para o 4T21.

Caso tenha qualquer dúvida sobre o impacto de indicadores como esse nos seus investimentos, não deixe de consultar a nossa equipe de assessoria!

Mais Conteúdos