Varejo brasileiro encerra primeiro trimestre com leitura forte

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Segundo o time Macro & Estratégia do BTG Pactual, no mês de março, o setor varejista apresentou mais uma leitura positiva, avançando 1,0% no conceito Restrito e 0,7% no Ampliado. O desvio-padrão das projeções já era elevado (0,4% para o Restrito e 0,97% para o Ampliado), mas ainda assim a surpresa foi positiva, especialmente para o conceito Ampliado. O Varejo Restrito encerrou o 1T22 com avanço de 1,9%, enquanto o Ampliado com 2,3%. Com este resultado, o carrego estático para o 2T22 ficou em 1,1% e 1,2%, respectivamente.

Em linhas gerais:
– Varejo Restrito (m/m): 1,0% vs 0,5% Consenso e 1,3% anterior
– Varejo Restrito (a/a): 4,0% vs 2,4% Consenso e 1,3% anterior
– Varejo Ampliado (m/m): 0,7% vs -0,1% Consenso e 2,1% anterior
– Varejo Ampliado (a/a): 4,5% vs 2,8% Consenso e 0,3% anterior

A abertura se mostrou positiva, com difusão de 70% dos segmentos, especialmente para as categorias diretamente ligadas aos efeitos do Auxílio Brasil e do aumento da mobilidade social. Além disso, os estímulos fiscais e a recuperação do mercado de trabalho têm contribuído para uma melhora marginal no consumo. No conceito Ampliado, a alta se mostrou mais expressiva, beneficiado pela leitura positiva em material de construção.

Para frente, no curtíssimo prazo, o time observa espaço para continuidade do avanço do setor pelos efeitos dos estímulos governamentais, como a liberação de recursos do FGTS, por exemplo, pela melhora na margem do mercado de trabalho e do rendimento real.

Por sua vez, no ano, ressaltam que o quadro inflacionário adverso, a taxa Selic em patamar bastante contracionista e o endividamento das famílias em patamar elevado, atingiu 77,7% em abril, maior nível da série histórica, são possíveis elementos detratores, principalmente, no final do segundo e no terceiro trimestre do ano.

Para entender mais sobre dados e indicadores e como eles impactam a sua vida, conte com a equipe de assessoria da Acqua Vero!

Mais Conteúdos