Taxa de carregamento na previdência

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Atualmente, algumas seguradoras ainda cobram de seus clientes a taxa de carregamento. Essa taxa pode ser cobrada nos aportes e/ou retiradas que o investidor realiza em seu plano de previdência. Essa cobrança é previamente definida no regulamento do fundo, e é cobrada pelas seguradoras com o pretexto de cobrir as despesas e os gastos com a gestão dos fundos. Essa taxa pode aparecer de três maneiras distintas: taxa de entrada, taxa de saída e taxa híbrida.

 

A taxa de carregamento de entrada é cobrada diretamente dos aportes efetuados nos planos de previdência, ou seja, parte do valor investido no fundo vai para a seguradora. Já a taxa de saída, incide sobre os resgates solicitados para aquele plano ou sobre as solicitações de portabilidade para outra instituição. Também é possível encontrar ainda seguradoras que cobram uma taxa híbrida, na qual tanto os aportes quanto os resgates efetuados sofrerão a cobrança dessa taxa.

 

No longo prazo, essas taxas cobradas podem acabar atrapalhando a rentabilidade dos seus planos de previdência. Por exemplo, um fundo que cobra taxa de carregamento na entrada deverá apresentar um rendimento positivo, para o investidor reaver minimamente o valor inicial aportado naquele plano. Trazendo isso para os números: supondo que um cliente deseja investir R$ 1.000,00 em um fundo de previdência que cobra uma taxa de carregamento de entrada de 10%, esse produto precisaria apresentar um rendimento de cerca de 11%, apenas para o investidor reaver os R$ 1.000,00 inicialmente investidos.

 

Para fugir dessa taxa, o investidor deve procurar fundos de previdência privada que não efetuam essa cobrança. Para isso é fundamental que o investidor leia as informações apresentadas no regulamento e na lâmina do fundo. Atualmente, os melhores fundos de previdência do mercado não possuem esse tipo de taxa. Para maiores detalhes, procure o seu assessor de investimentos.

 

-Por Lucas Liso

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..