Renda Fixa ESG: Green Bonds (Títulos Verdes)

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já ouviu falar em Green Bonds, ou em português, Títulos Verdes? Esse tipo de produto é similar aos títulos de dívida comuns, porém, com o diferencial de só poder ser utilizado para financiar investimentos considerados sustentáveis. Um exemplo disso são as emissões de infraestrutura de energia limpa e renovável, transporte verde ou projetos que podem reduzir emissões e consumo de água, matérias-primas e energia.

Esse tipo de título pode ser encontrado em instrumentos como as debêntures, por exemplo, mas também estão disponíveis em produtos de crédito como certificados de recebíveis. Assim como outros títulos dessa classe, os Green Bonds podem ter rendimentos com modelos prefixados e pós-fixados.

Apesar de o mercado brasileiro ainda ser muito tímido quando o assunto é ESG e títulos verdes, o Brasil dobrou as emissões desses produtos no último ano, chegando a mais de R$ 10 bilhões. Diversos setores estão cada vez mais envolvidos em emissões verdes, como sucroalcooleiro e energias renováveis.

A aplicação nesse tipo investimento é uma ótima alternativa de longo prazo, visto que contribui para o futuro do planeta, através de preservação do meio ambiente e estímulo do desenvolvimento sustentável. Além de ser um importante instrumento para alavancar projetos e tecnologias dentro das organizações.

Mas fique atento! Algumas verificações precisam ser feitas caso você esteja interessado em investir nesse tipo de produto. Procure certificados e se muna de informações que garantam que as empresas realmente cumpram os critérios ESG para não cair em “greenwashing”, prática relacionada à apropriação de atributos verdes e ambientais, sem, de fato, possuí-los (Para mais detalhes sobre o assunto, veja nossas últimas publicações).

Quer saber quais produtos de renda fixa na plataforma são considerados Green Bonds (Títulos Verdes)? Procure seu assessor ou especialista.

Mais Conteúdos

Vendas no Varejo abaixo das expectativas

No mês de setembro, guiado por mais uma extensa revisão na série histórica,..