Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque, historicamente, sofremos com taxas abusivas, desnecessárias e escondidas nas letras pequenas dos contratos.

Quando pensamos em Fundos de Investimentos, é impossível pensarmos em um ambiente livre de taxas. Obviamente, um Fundo de Investimentos é gerido por uma empresa, que chamamos de gestora, e necessita de profissionais e estrutura para poder cuidar do nosso patrimônio.

Neste ambiente, temos duas principais taxas:
A primeira é a taxa de administração: cobrada anualmente pela administração dos nossos recursos, independente da rentabilidade do fundo. Podemos entendê-la como a taxa cobrada pelos custos fixos da gestora: aluguel, salários, plataformas, despesas legais, etc. Ela é diluída diariamente do valor da cota, ou seja, todos os dias, o valor proporcional já é retirado automaticamente.
Um ponto muito importante é que a taxa de administração é cobrada proporcionalmente ao patrimônio que você possui no Fundo. Logo, quem tem menos, paga menos, mas sempre em uma proporção justa para todos.

A segunda é a taxa de performance: cobrada caso o Fundo tenha uma performance superior ao seu benchmark, ou seja, caso o gestor consiga entregar uma rentabilidade acima do objetivo declarado. Podemos entendê-la como um bônus pelo bom trabalho da gestão.
Um ponto muito importante é que a taxa de performance só é cobrada caso a rentabilidade for positiva, ou seja, ela não será cobrada pelo Fundo ter sido “menos pior” do que o objetivo.

Logo, ficam duas reflexões:
Vale a pena pagar uma taxa, digamos de 2%, para uma equipe profissional, capacitada, experiente e que faz isso o tempo inteiro, cuidar do meu patrimônio por mim?
Vale a pena bonificar uma equipe, digamos com 20% do meu ganho excedente, por ter conseguido superar sua proposta de rentabilidade sem eu ter tido nenhum trabalho?

Acredito que a resposta seja: se a equipe é boa, profissional e responsável, e faz o meu dinheiro trabalhar por mim, nós só temos a crescer juntos.

Mais Conteúdos