Principais indicadores para compra de ativos

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Nos próximos 9 posts farei uma série dos principais indicadores que os investidores devem observar no momento de compra de um determinado ativo, mas que serve também para ajustá-lo na decisão de permanecer comprado ou não.

Nesse primeiro post, abordarei os tipos de contratos, realizados entre inquilino e locatário referente a um determinado imóvel, os chamados contratos típicos e atípicos.

Os contratos típicos, mais comuns no setor imobiliário, possuem ajuste anual de acordo com a variação do IGP-M, IPCA ou IGP-DI e revisão após 3 anos de contrato, definido entre as partes. O prazo de vencimento é menor (geralmente de 3 a 5 anos) e em caso de rescisão, o inquilino precisa cumprir aviso prévio e pagar multa de em média 3 aluguéis.

Já nos contratos atípicos, o valor do aluguel é fixo ao longo do contrato e não possui revisional do valor acordado, por mais que apresente garantia de estabilidade do fluxo mensal, em momentos em que a região tem potencial de aumento dos valores cobrado, o preço pode ficar defasado dos pares, mesmo com os ajustes anuais conforme contrato.

Normalmente esses contratos têm maior prazo de vencimento, em média superior a 10 anos, com contrapartida de multa caso o inquilino queira rescindir o contrato antes do término, ele terá que pagar o aluguel até o vencimento do contrato.

Nos contratos atípicos, existem duas principais modalidades mais utilizadas, como o BTS (Built to suit) que une a eficácia de um imóvel perfeitamente moldado às necessidades do negócio do cliente com a praticidade de não ter que se envolver em obras de construção, possuem um prazo de contrato médio entre 10 e 20 anos (ou mais) e grande vantagem devido ao baixo risco de vacância, consequentemente, maior rentabilidade (ganho no longo prazo e multa por quebra de contrato). E o Sale and Lease Back, onde ocorre compra do imóvel (maioria das vezes operacional) e locação para essa mesma empresa com prazo extenso (10, 20, 30 anos) reajustados pelo IGP-M ou IPCA, garantindo o dividendo ao cotista por um longo prazo.

Nos dois tipos de contrato, não existe o melhor para ficar posicionado, em alguns momentos pode ser mais benéfico ter mais contratos atípicos na carteira, por exemplo em momentos no qual o preço do aluguel esteja em queda em uma região com alta vacância (trataremos desse assunto mais para frente) e o gestor consiga garantir uma renda superior a média e outros em que os contratos típicos podem fazer mais sentido, em momentos de alta demanda na região e consequentemente valorização do preço do aluguel.

 

-Por Gabriel Pereira

Mais Conteúdos