Principais indicadores 5º – Preço do ativo/Valor Patrimonial (P/VP)

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Continuamos nossa sequência de posts com a série dos principais indicadores que os investidores devem observar no momento da compra ou manutenção de um determinado ativo na carteira.

Hoje eu abordo a relação do indicador de preço da cota (a mercado), dividido pelo valor patrimonial e mostro o motivo de avaliar esse indicador, sempre de forma conjunta. Será que vale a pena comprar cotas que estão com preço acima do valor patrimonial, ou melhor, evitar essas compras? Será que você está comprando um ativo caro ou não?

Antes de mais nada, você pode estar questionando: “o que é o valor patrimonial?”. Pois bem, essa é uma medida para avaliar o preço justo de um ativo, dado quociente entre o patrimônio líquido da empresa e a quantidade de ações emitidas. De maneira geral, se o resultado dessa divisão for menor que 1, significa que o mercado precifica esse ativo com algum pessimismo, e quando esse resultado for maior que 1, o mercado precifica que esse ativo tem resultado positivo futuro, ou que acredita que o fundo conseguirá honrar os dividendos de maneira sustentável.

Nem sempre um ativo com p/vp abaixo de 1 indica oportunidade de compra. O fundo pode estar com vacância elevada e estar com dificuldade para alugar esse imóvel por vários meses, com perspectiva negativa, ou pode ter que flexibilizar o valor cobrado por dificuldades de pagamento do inquilino, ou mesmo um vencimento dos contratos no curto prazo e indicação de não renovação dos inquilinos. E todos esses fatores ditos anteriormente podem impactar no preço da cota. Ou seja, aquele determinado fundo pode estar passando por muitas dificuldades e pode não ser interessante se posicionar naquele momento.

E quando o fundo estiver com p/vp superior a 1, devo ficar de fora porque está caro, ou já vender porque ele pode cair?
O ideal é sempre comprar por um preço justo. Entenda como justo o valor que comparado com os pares e considerando o que o fundo pretende entregar em termos de retorno seja atrativo comparado ao prêmio de risco dos fundos imobiliários x retorno dos títulos públicos de mesmo vencimento.

Portanto, entenda valor patrimonial como um balizador no momento da compra. Muitas vezes os fundos podem estar com p/vp > 1, mas comparando com os pares e potencial entrega do fundo, a compra pode fazer sentido.

Quer saber mais, consulte o nosso time de assessoria de investimentos.

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..