Previdência tem come-cotas?

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Nesse último dia 01 de junho, muitos investidores olharam suas posições em Fundos de Investimentos e ficaram com uma dúvida que se repete duas vezes ao ano. Para ser mais exato, elas acontecem sempre no início de junho e de dezembro. Mas por quê? E será que isso acontece na Previdência Privada?

Existe um mecanismo de antecipação de Imposto de Renda que acontece em Fundos de Investimentos tradicionais conhecido popularmente por “come-cotas”. Ele ocorre porque, nos Fundos de Investimentos, você não possui um prazo de vencimento.

Diferente da Renda Fixa, a receita não sabe qual é a data limite para tributar os seus ganhos na aplicação. Dessa forma, a Receita realiza uma antecipação semestral do Imposto de Renda, no último dia útil dos meses de maio e novembro, sempre na mínima alíquota de Imposto que o produto possui. Obviamente, essa tributação é calculada apenas sobre a rentabilidade que o Fundo está oferecendo até aquele momento.

O nome “come-cotas” se dá pelo fato dessa tributação ser feita retirando cotas da sua posição, e não através de uma cobrança financeira. Com o tempo, portanto, você vai “perdendo” cotas que havia adquirido do Fundo para pagar o Imposto de Renda. Deu para imaginar que esse modelo traz um malefício no longo prazo, né? Quanto mais tempo passa, menos cotas você possuirá, e, portanto, a rentabilidade proporcional vai diminuindo.

Já na Previdência Privada, esse tipo de tributação não ocorre. Essa é mais uma das vantagens do produto. A tributação é feita apenas de acordo com o tipo de Plano (PGBL ou VGBL) e calculada em relação ao tipo de regime (Progressivo ou Regressivo). Não existe antecipação ou retirada de cotas.

Assim, para o investidor de longo prazo, que está pensando lá na frente, a Previdência pode ser um veículo excelente, unindo rentabilidade e vantagens tributárias.

O time de assessoria da Acqua Vero está à sua disposição para te ajudar a ter o melhor Plano de Previdência para o seu futuro!

Mais Conteúdos