PMI dos EUA com resultados mistos em julho

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O indicador preliminar do PMI Industrial dos EUA para o mês de julho reportou um dado de 63,1 pontos, versus 62,0 pontos esperado pelo consenso da Bloomberg, atingindo a máxima da série histórica. O índice é o principal termômetro para a atividade econômica.

A leitura do setor de serviços ficou em 59,8 pontos, contra 64,5 pontos esperado, apresentando o dado mais baixo em 5 meses. Já o PMI Composto, que agrega indústria e serviços, atingiu 59,7 pontos, resultado mais fraco que no mês anterior, pressionado pelo dado também mais fraco em serviços.

De forma resumida:
– PMI Industrial: 63,1 vs 62,0 Consenso e 62,1 anterior
– PMI Serviços: 59,8 vs 64,5 Consenso e 64,6 anterior
– PMI Composto: 59,7 vs 63,7 anterior

Segundo o time Macro & Estratégia do BTG Pactual digital, o resultado positivo na Indústria reflete uma tendência de retomada do segmento no mês de julho, refletindo uma aceleração da demanda. No segmento, o ritmo de expansão da produção acelerou para um dos mais rápidos em sete anos. No entanto, as incertezas seguem elevadas para o setor, influenciados pelas disfunções nas cadeias produtivas, levando à escassez de matérias-primas e aos aumentos dos preços.

Por outro lado, o resultado do setor de Serviços surpreendeu negativamente, principalmente pela forte reabertura econômica e a chegada do verão no hemisfério norte, fatores que deveriam impulsionar positivamente a procura pelo segmento. Porém, no mês de julho, foi observado uma maior dificuldade nas contratações, fator que tem levado à escassez de trabalhadores e aumento dos salários, o que provoca uma aceleração nos preços dos serviços. Assim, algumas empresas observaram uma maior hesitação dos consumidores.

Os resultados mistos dão fôlego para a ala mais dovish do Fed, afirmando que os dados não têm permitido um diagnóstico mais assertivo das condições econômicas. Contudo, é importante ressaltar que a aceleração dos preços tem sido apresentada como principal vetor de preocupação para os setores, o que pode esquentar o debate do FOMC na próxima semana.

Ficou com dúvidas? Fale com o seu assessor Acqua-Vero.

 

-Arthur Spirandelli

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..