PIB do 3T21 dos EUA abaixo das expectativas

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O PIB do terceiro trimestre de 2021 dos EUA foi divulgado recentemente, trazendo um resultado abaixo das expectativas. O resultado foi de 2,0%, contra uma estimativa de 2,6% do consenso de mercado e 6,7% na divulgação anterior.

Conforme comentário do time Macro & Estratégia do BTG Pactual digital, após dados mais fracos de atividade e a continuidade das dificuldades nas cadeias de fornecimento, a primeira leitura para o 3T21 confirma as expectativas de que o pico de crescimento do país ficou para o 2T21.

A leitura do crescimento do terceiro trimestre, abaixo do esperado, foi impactada por uma forte queda no consumo de bens (-9,2%), principalmente de bens duráveis (-26,2%, com contribuição negativa de -2,7 p.p.), refletindo os impactos dos gargalos nas cadeias produtivas.

No sentido oposto do último trimestre, ocorreu uma recomposição de estoques, gerando uma contribuição positiva de +2,07 p.p. e reforçando a leitura no período. Além disso, o setor de serviços apresentou mais um resultado de crescimento robusto (+7,9%, com contribuição de +3,4 p.p.), ainda impulsionado pelo movimento de reabertura da economia.

Para o âmbito de atividade, apesar do PIB enfrentar revisões pelos próximos meses, a primeira leitura confirma o cenário de que o crescimento menor para 2021 (mais próximo de 5,5%), está em linha com a extensão das dificuldades produtivas e da aceleração dos preços.

Mais Conteúdos

Vendas no Varejo abaixo das expectativas

No mês de setembro, guiado por mais uma extensa revisão na série histórica,..