Pesquisa Mensal de Serviços surpreende em novembro

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Após dois meses de recuos consecutivos, o setor de Serviços surpreendeu, apresentando avanço bastante acima do esperado em novembro. A melhora do indicador no mês se deu, em parte, pela base de comparação mais fraca em todos os segmentos, decorrente dos recuos nos meses anteriores, e pelo espaço adicional existente para o avanço de alguns subgrupos mais impactados pelo aumento da mobilidade social.

Em linhas gerais:
– Resultado (a/a): 10,0% vs 6,9% consenso vs 7,5% anterior
– Resultado (m/m): 2,4% vs 0,2% consenso vs 1,2% anterior

O avanço da leitura foi acompanhado de alta em quatro das cinco atividades pesquisadas, com destaque para serviços de informação e comunicação (5,4%). As demais expansões vieram de transportes (1,8%), de serviços prestados às famílias (2,8%) e de outros serviços (2,9%).

Para o quarto trimestre de 2021, o carrego estatístico passou de -1,5% para -0,3%. Para 2022, o carrego encontra-se em 2,5%.

Para os próximos meses, o time Macro & Estratégia do BTG Pactual ainda visualiza espaço para a recuperação parcial dos Serviços Prestados às Famílias e demais atividades ligadas ao turismo, porém observa que estes grupos têm demonstrado menor correlação com o aumento da circulação de pessoas.

Vale ressaltar que, diante da mudança do perfil de consumo da população, alguns subgrupos podem não retornar ao patamar pré-pandemia, estagnando próximo aos níveis atuais.

Dessa forma, refletindo a queda do rendimento real dos trabalhadores, a elevada inflação e a manutenção da tendência negativa apresentada pelos indicadores de confiança, o Setor de Serviços não deve seguir esta tendência positiva e pode apresentar resultados mais fracos nos próximos meses.

Caso tenha dúvidas de como os dados macroeconômicos impactam seus investimentos, conte com a nossa equipe de assessoria!

Mais Conteúdos