Os ativos isentos e quando optar por eles

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Agora que já tivemos uma introdução do que é a Renda Fixa, seus principais conceitos, os emissores que temos aqui no Brasil e quais são os principais papéis, hoje vou abordar na prática como o investidor deve analisar os ativos isentos e quando optar por eles.

Antes de mais nada, vamos relembrar quais são os papéis de Renda Fixa isentos de imposto. Por parte de emissão bancária, temos as LCIs e LCAs, lastreadas, respectivamente, em créditos imobiliários e do agronegócio, e de emissão corporativa, os CRIs (imobiliário), CRAs (agronegócio) e as debêntures incentivadas, que estão diretamente ligadas a infraestrutura, como transmissão de energia e saneamento básico. Os Títulos Públicos não estão na lista, pois são sempre tributados.

Outra informação crucial, é que apenas os investimentos realizados por pessoas físicas são isentos de IR, pessoas jurídicas sempre pagarão IR. Sendo assim, o imposto de renda tributa os rendimentos dos investimentos, e segue a tabela regressiva conforme o prazo. Investimentos que vencem em até 6 meses pagam 22,5%, de 6 meses a 1 ano 20,0%, de 361 dias a 720 17,5%, e acima de 721 dias 15,0%. Dessa forma, comparar a atratividade, devemos levar em conta essa isenção.

Tomemos como exemplo um CDB pré-fixado com vencimento em um ano e meio, com taxa de 8,00% a.a. Pela tabela de IR, vemos que esse papel pagará 17,5% de imposto, logo seu rendimento líquido será na verdade 82,5% (1,00 – 0,175). Então na prática, nosso rendimento líquido será de 6,60% a.a. Portanto, se tivermos uma LCI/LCA do mesmo emissor, que pague mais do que 6,60% a.a, valerá a pena optar pelo papel isento. O racional para ativos em %CDI é o mesmo. Uma conta de bolso, para papéis com vencimento acima de dois anos, é com a taxa do CDB multiplicar por 0,85. O resultado é a taxa equivalente de um ativo isento. Na próxima publicação veremos o cálculo da atratividade para ativos de inflação.

E você? Já sabia analisar os ativos isentos frente aos tributados? Conte para nós!

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..