Open Insurance

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

No início dessa semana, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) elegeu o conselho que será responsável pela implementação do Open Insurance, sistema aberto do ramo de seguros, no Brasil. O conselho será responsável pela aprovação do orçamento e das equipes administrativas desse sistema, que entrará em operação já em dezembro desse ano. Mas afinal, você sabe o que é o Open Insurance?

O open insurance é o conjunto de normas e procedimentos que permite criar um mercado brasileiro aberto de seguros. A ideia desse sistema é que os consumidores possam compartilhar seus dados e informações, quando desejarem, com outras seguradoras e instituições, seguindo a mesma ideia do open banking. Esse sistema único e padronizado será fundamental para que essas trocas de informações sejam feitas de forma segura e rápida.

O principal objetivo desse projeto é trazer ao consumidor final uma maior diversificação e variedade para os produtos desse mercado. A partir do momento que o consumidor permite o compartilhamento de seus dados com outras seguradoras, estas poderão entrar em contato com esse consumidor para oferecer produtos melhores ou mais baratos, criando assim um mercado mais competitivo, no qual o grande beneficiado será o próprio consumidor.

A primeira fase do Open Insurance terá início em dezembro desse ano e contará com o compartilhamento de dados gerais como preços, tipos de produtos e condições, por parte das grandes empresas desse setor. A segunda etapa, de troca de dados dos consumidores entre as instituições, só terá início em maio de 2022.

O Open Insurance já passa a ser visto como algo positivo por muitos consumidores, visto que aumentará a disputa por clientes nesse mercado, estimulando a criação de novos produtos e a redução de preços.

Mais Conteúdos

Tipos de OPEs: Operação Trava de Alta

Vamos para mais um post da nossa série sobre as principais operações estruturadas encontradas na plataforma..

Análise Fundamentalista: Quais os principais indicadores?

Dentre as principais escolas de análises de investimentos, destaca-se a escola Fundamentalista como uma das mais..

ESG: As Vantagens da Implementação

Nos últimos anos, os investidores em todo o mundo se envolveram cada vez mais com o..

Você sabe a diferença entre Tesouro Direto e Título Público?

Seguindo com as nossas publicações sobre os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, falaremos hoje sobre as..