O que são travas?

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

A trava é uma estratégia dentro do mundo das Operações Estruturadas. Em suma, as travas consistem na compra de uma opção de um ativo-objeto e ao mesmo tempo, na venda da mesma quantidade de outra opção do mesmo ativo-objeto, de mesmo vencimento, mas com strikes diferentes.

Esta estratégia limita os ganhos e as perdas do investidor entre as diferenças dos strikes das opções.

É importante ressaltar que as travas são instrumentos com derivativos e, por esse motivo, podem sofrer variações expressivas.

Da mesma forma que podem ser utilizadas como instrumento de proteção, reduzindo sensivelmente a exposição de risco, também podem expor o investidor a grandes prejuízos, devido à possibilidade de alavancagem.

No caso da utilização das travas, o investidor saberá antes mesmo de começar a operação, qual poderá ser seu ganho máximo ou perda máxima.

Basicamente, existem dois tipos de travas no mercado: as Travas de Alta e as Travas de Baixa.
Vamos entender na prática a diferença entre essas operações estruturadas?
Na Trava de Alta, o investidor acredita na alta do ativo-objeto. A combinação da compra de uma opção e venda de outra, permitirá a ele ganhar com a alta da ação sem comprá-la efetivamente. A montagem da trava pode ser feita com opções de compra (call) ou opções de venda (put).
Já na trava de baixa, o investidor acredita na baixa do ativo-objeto. A combinação da compra de uma opção e venda de outra, permitirá a ele ganhar com a baixa da ação sem vendê-la efetivamente. Assim como na trava de alta, a montagem da trava pode ser feita com opções de compra (call) ou opções de venda (put).

Dúvidas? Conte com a Mesa de RV!

Mais Conteúdos