O que são produtos estruturados?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os produtos estruturados são instrumentos financeiros que combinam um ou mais derivativos para compor estruturas que podem ter diferentes objetivos, como investimento ou hedge (proteção). São operações extremamente flexíveis, que podem se adaptar a diferentes cenários de mercado, proporcionando ao investidor ganhos com a queda ou baixa de um ativo, maximizando seu retorno, ou ainda protegendo uma carteira de momentos de maior incerteza (volatilidade excessiva).

Dada a flexibilidade desse produto, é possível utilizar tais operações para montar diversas estratégias de forma eficiente e customizada, buscando aproveitar oportunidades de assimetrias no mercado. Dependendo da combinação de derivativos escolhida, conseguimos estruturar estratégias que contam com controle de risco, ou seja, tanto a perda máxima quanto o ganho máximo podem ser conhecidos desde o início da operação.

Mas o que seriam esses derivativos que estamos mencionando? No caso dos produtos estruturados, em grande parte, estamos nos referindo a opções, que são contratos onde se negocia o direito de comprar ou vender um ativo em uma determinada data futura, por um determinado preço conhecido no presente. Combinando essas opções com ações, podemos formar estruturas conhecidas como RAB, ACELERADORA, FENCE, etc.

Ficou curioso quanto ao funcionamento de cada uma delas? Então continue nos acompanhando nos próximos posts que iremos detalhar cada estratégia e suas vantagens para que você possa aproveitar as melhores oportunidades no mercado, contando com a variada prateleira de produtos estruturados do BTG.

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..