O que são opções?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

As opções são instrumentos derivativos, ou seja, seu valor e suas características de negociação estão ligadas ao seu ativo subjacente. Os dois principais protagonistas do mercado de opções são o LANÇADOR (vendedor) e o TITULAR (comprador). Nesse mercado são negociados dois tipos de opções: Opção de Compra (Call) e Opção de Venda (PUT).
Sendo assim, o comprador de uma opção possui o direito (e não obrigação) de comprar (call) ou vender (put) um determinado ativo, em uma data futura (vencimento), por um preço acordado previamente (strike).
Já o lançador possui o dever, ou seja, a obrigação de comprar (put), ou vender (call).

Como forma de remuneração, o lançador recebe um prêmio pago pelo titular, bastante semelhante ao processo de uma contratação de seguro.

Há, ainda, dois tipos mais comuns de opções, sejam elas call ou put: as opções de estilo americano e as de estilo europeu. A principal diferença entre esses dois tipos, é que as opções americanas são aquelas que permitem o exercício em qualquer momento até a data de vencimento, ao passo que as opções europeias permitem o exercício somente na data de vencimento.

Mais Conteúdos

Vendas no Varejo abaixo das expectativas

No mês de setembro, guiado por mais uma extensa revisão na série histórica,..