O que é um IPO?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma oferta pública inicial, em inglês Initial Public Offering (IPO), representa a primeira venda de valores mobiliários de uma empresa ao público e o ingresso desses ativos no mercado de capitais para a negociação. A empresa também pode realizar ofertas subsequentes, em inglês follow-on. Nesse caso, ações de empresas já listadas em bolsa são objetos de uma nova oferta ao público.

As ações podem ser ofertadas por meio de uma distribuição primária e/ou secundária. No caso de uma distribuição primária, o vendedor é a própria empresa, sendo os recursos resultantes da venda canalizados para o caixa da companhia, e destinados a investimentos, financiamento de projetos ou outras necessidades descritas pela empresa.

Dessa forma, ao fazer IPO, a empresa está captando recursos no mercado, via aporte financeiro de novos investidores. Ou seja, ao receber esses recursos, a empresa estará capitalizada a fim de fazer novos investimentos. O número de IPOs sendo emitidos normalmente é um sinal da força do mercado de ações e da saúde da economia.

Durante uma recessão, esse número cai, pois não vale a pena o trabalho de abertura de capital se os preços das ações estão deprimidos. Por outro lado, quando esse número aumenta, isso normalmente significa que a economia está novamente em marcha.

 

-Por Tales Barros

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..