O que é ESG e sua relevância no mercado

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A sigla ESG surgiu em 2004 com uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com instituições financeiras, com o objetivo de envolver o tema do terceiro setor no mercado financeiro.

Mas o que significa ESG?

ESG se refere a “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança, em português), e demonstra o comprometimento e práticas empresariais e de investimentos sobre assuntos ligados a critérios ambientais, esfera social, e ao âmbito da governança e ética corporativa.

Embora as discussões sobre os princípios ESG estejam ganhando notoriedade no Brasil recentemente, quando olhamos ao redor do mundo, fica evidente que a relevância dos fatores ESG nos investimentos não vêm de hoje, e mais importante do que isso, que não se trata de uma tendência, mas sim, de uma realidade.

Mas afinal, qual a real importância disso e por que está sendo tão falado?

Segundo um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), as companhias que têm boas práticas nesses campos apresentam melhores resultados ao longo do tempo. Outro fator relevante é que o conceito também pode ser critério de escolha dos investidores. Cada vez mais aumenta a consciência de que, ao investir, estamos injetando recursos no que será realidade, e com isso, a busca por investimentos que gerem rentabilidade associada a impactos positivos ao mundo cresce.

E você, já faz investimentos que contribuem positivamente à sociedade?

 

-Por Danielle Alves

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..