O que a sigla ESG significa?

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Se você chegou aqui agora ou ainda não entendeu o que a sigla ESG significa. Hoje vamos recapitular.

ESG nada mais é que a sigla para Environmental, Social and Governance. Em português, Ambiental, Social e Governança. Este termo refere-se a critérios adotados pelas companhias para garantir o comprometimento com questões ambientais, sociais e de governança. Esses parâmetros têm sido cada vez mais usados pelas empresas para direcionar parcerias e investimentos.

Segundo pesquisa feita pelo Google Trends, os brasileiros foram os investidores que mais pesquisaram pela sigla ESG nos últimos 12 meses.

A crescente procura por esse termo mostra que os investidores estão cada vez mais interessados em conhecer as responsabilidades socioambientais, reputação e credibilidade das empresas.

Mas quem se preocupa com estas questões também precisa ver seus rendimentos crescerem, e por isso é importante saber: investimentos ESG são lucrativos?

Vários estudos mostram que empresas que seguem boas práticas ambientais, sociais e de governança trazem maior retorno que as demais. Segundo matéria publicada pela Forbes, estudos elaborados pelo norte-americano Morgan Stanley e divulgados entre 2019 e 2020, mostram que os investimentos atrelados a critérios sustentáveis superaram os tradicionais em 2020 em mais de 4%. Também em 2020, 95% dos índices de sustentabilidade performaram melhor que os índices de bolsas que não adotam esses critérios.

Embora em 2022, com a crise mundial, os investimentos ESG também estejam sofrendo, há várias evidências de que no longo prazo este tipo de investimento seja favorável porque reduz riscos, contribui para uma geração de recursos mais perene e estável.

Quer conhecer mais sobre esses investimentos? Há diversas opções de produtos ESG e de impacto disponíveis para aplicação em nossa grade, como Fundos, Ações de empresas, ETFs, Títulos verdes, Títulos sociais, Títulos de sustentabilidade e COEs.

Tem interesse pelo assunto, mas não sabe por onde começar? Consulte um assessor ou especialista da Acqua Vero.

Mais Conteúdos