O mercado de crédito de carbono

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Os temas ESG (Ambiental, Social e de Governança) estão cada vez mais em alta no mundo dos investimentos e, muito dos tópicos que essa temática traz ainda são desconhecidos pra gente.

Um dos temas mais importantes e de maior preocupação nessa temática é a emissão de gás carbônico, dada a sua importância para o nosso planeta.

Seguindo nessa linha, você sabia que existe um mercado de créditos de carbono?

Esse mercado se mostra em pleno crescimento atualmente devido a uma série de fatores que englobam tanto o Brasil quanto o resto do mundo, como a preocupação com a mudança climática do planeta devido ao aquecimento global e os acordos entre as grandes nações para reduzir a emissão de carbono, como o Protocolo de Kyoto e, mais recentemente o Acordo de Paris.

Analisando o cenário brasileiro, é possível observar que, na ausência de políticas públicas eficazes, vem ocorrendo uma disseminação acelerada de programas de sustentabilidade na iniciativa privada com foco em combater o desmatamento principalmente na região da Amazônia e do Pantanal brasileiro.

Hoje, o mercado de carbono mundialmente se divide em duas formas: o mercado regulado e o mercado voluntário.

O mercado regulado consiste na ação dos governos em determinar taxas a serem pagas em relação a cada tonelada emitida, este modelo já está sendo adotado pela União Europeia, China e alguns estados dos Estados Unidos e é favorável para a expansão do mercado de crédito de carbono.

Já no mercado voluntário, as empresas compensam a emissão de carbono por vontade própria, seja por assumir o compromisso das questões ambientais com seus consumidores e investidores ou para melhorar sua imagem.

A discussão pela regulação do mercado de carbono no Brasil está em pauta desde o ano de 2017, mas o governo brasileiro não tende a essa direção visto a posição que vem sendo tomada pelo Governo Federal e que faz com que o Brasil seja, por enquanto, apenas um coadjuvante nesse setor mesmo tendo a capacidade de ser um dos grandes protagonistas.

 

-Por Arthur Spirandelli

Mais Conteúdos