O cenário econômico na Europa

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

A economia global enfrentou diversos choques ao longo dos últimos meses. Desde o Covid-19, passando por descasamentos nas cadeias globais e recentemente um conflito militar no leste Europeu. Todos estes eventos diminuíram não só o crescimento global esperado, como também o retorno dos ativos financeiros em especial o mercado acionário. O curto prazo especificamente, foi afetado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia e pelos lockdowns na China, além da percepção de que a inflação deve ficar elevada por mais tempo e que os juros serão mais altos do que no ciclo anterior.

Ainda assim, o consenso de mercado é de um crescimento médio da Zona do Euro entre 2022 e 2024 (2,3%) acima do potencial (1,5%-2%). Há uma preocupação com a
desaceleração de curto prazo, em termos trimestrais, deixando o mercado em alerta, mas que não mudou a visão de longo prazo de normalização de crescimento.

Em termos de fundamentos, chama a atenção que o movimento de preço desde o ano passado fez com que a relação Preço-Lucro (P/L, ou P/E, na sigla em inglês) da bolsa europeia (11,9x) tenha não só atingido sua média histórica (14,0x), mas recuado para próximo da sua banda inferior de um desvio-padrão (11,0x), um patamar que implica um balanço de risco menos assimétrico para o lado negativo. Usualmente esses pontos de entradas costumam ser mais atrativos, pensando em prazos de investimento mais longos.

Naturalmente, surpresas baixistas para a atividade econômica nos próximos trimestres podem limitar a performance, mas ainda assim, o nível de desconto em termos históricos e a correção no ano (YTD) deixam o balanço de riscos para um horizonte de prazo mais longo (3 anos) mais favorável.

Mais Conteúdos