Na sua jornada como investidor, você já ouviu falar sobre o BTC?

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

No mercado financeiro, existe um segmento onde é permitido ao investidor vender um ativo que não possui em sua custódia (operar vendido ou short). Tal estratégia só é possível graças ao BTC, onde o doador da ação é aquele que disponibiliza seus ativos para locação mediante uma remuneração, sem perder os direitos sobre os dividendos e JCP (Juros sobre Capital Próprio), e o tomador, aquele que utiliza os ativos alugados.
O BTC (Banco de Títulos Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) é um serviço disponibilizado pela B3, que permite que os investidores (doadores) disponibilizem suas ações, para empréstimos aos interessados (tomadores).
Por meio do BTC, a B3 é responsável pelo mecanismo de compensação, garantindo ao doador o tratamento equivalente ao que teria caso estivesse com seus ativos em carteira, e atuando como contraparte central de todas as operações de empréstimos, adotando para isso, rígidos critérios de controle de riscos, gestão de garantias e regras para o correto funcionamento do mercado.
O empréstimo de ativos também contribui para a melhoria da eficiência do processo de liquidação dos negócios realizados, uma vez que falhas na entrega de ações vendidas são atendidas automaticamente pelo BTC.

Quer saber mais? Entre em contato com a Acqua-Vero!

Mais Conteúdos