IPCA de maio acima das expectativas

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o mês de maio avançou 0,83%, acima das expectativas de mercado de 0,71% e levemente acima do 0,74% esperado pelo time Macro Research do BTG Pactual digital. No consolidado dos últimos 12 meses, o IPCA ficou em 8,06%, também acima das expectativas de 7,93% do mercado e de 7,96% do BTG Pactual.

A comparação anual segue superando o teto da meta de inflação para o ano (5,25%), mas vale ressaltar que, na comparação anual, parte da pressão é advinda da base fraca de comparação do mesmo período de 2020. Em 2021 o IPCA já acumula alta de 3,22%.

Segundo o time Macro Research do BTG Pactual digital, como esperado pelo mercado, o índice acelerou em relação a abril (0,31% m/m), impulsionado pela tarifa mais cara para a energia elétrica, pela retomada da pressão dos preços nos combustíveis e pela continuidade da aceleração dos preços dos bens industriais, refletindo disfunções na cadeia produtiva.

Em contraponto, o segmento de Alimentos e Bebidas tem uma leitura mais benigna por efeitos sazonais. Este fator baixista pode ser temporário e pode voltar a impactar as leituras do indicador no segundo semestre.

Por Arthur Spirandelli

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..