IPCA-15 acima das expectativas do mercado em julho

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O IPCA-15, indicador de inflação ao consumidor, referente ao mês de julho, foi de 0,72% m/m versus expectativa de 0,65% m/m do mercado e de 0,68% do BTG Pactual.

De forma resumida:
– IPCA-15 (m/m): 0,72% vs 0,65% consenso vs 0,83% anterior

Em 12 meses, o IPCA-15 ficou em 8,59% a/a, acima das expectativas do mercado de 8,51% a/a e de 8,54% do BTG Pactual. No ano de 2021, o IPCA-15 já acumula alta de 4,88%, aproximando-se do teto da meta de inflação de 5,25% do Banco Central.

Neste mês de julho, 7 dos 9 grupos analisados apresentaram variações positivas nos preços, com o maior impacto (0,33 p.p) no índice de Habitação, acelerando de 1,67% para 2,14%, influenciado pela alta em energia elétrica (4,79%) advindo do reajuste em 52% do valor da bandeira tarifária Vermelha 2 em julho, consequência dos baixos níveis dos reservatórios.

Destaque também para a aceleração no segmento de Alimentos e Bebidas (0,41% para 0,49%), refletindo uma alta de 0,47% em Alimentos em Domicílio, segmento que deve enfrentar desafios nos próximos meses por problemas de área plantada e clima adverso.

Já o setor de Transportes, destaque altista do mês de junho, desacelerou de 1,35% para 1,07%, refletindo uma menor pressão de Combustíveis (0,38%), contudo, a forte alta em Passagens Aéreas (35,64%), influenciada pela reabertura da economia e pelo período de férias escolares, impediu uma maior desaceleração do grupo.

Segundo o time Macro & Estratégia do BTG Pactual digital, para os próximos meses, apesar da desaceleração em relação ao dado de julho (0,83%), os riscos inflacionários seguem altistas, reflexo do ainda descasamento entre a oferta e demanda das cadeias de produção pressionando a inflação de Bens Industriais, o cenário hidrológico desfavorável, a retomada da atividade econômica no 2S21 e o clima adverso pressionando os preços de Alimentos in Natura.

Tem dúvidas sobre esse tipo de conteúdo? Conte com a nossa equipe de assessoria para te auxiliar a desmistificar o cenário macroeconômico!

 

– Por Arthur Spirandelli

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..