Investindo em produtos ESG ou de Impacto

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um levantamento da área de tendências do Google mostrou que o interesse pelo conceito ESG (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance ou, na tradução, Ambiental, Social e de Governança) atingiu seu ponto mais alto dos últimos cinco anos no Brasil. O Google Trends também mostrou que globalmente o tema nunca foi tão buscado quanto em 2020. No último ano, também foram recorde as buscas por “investimento ético” em nível mundial, e no Brasil não foi diferente.

Não à toa, esse “boom” veio em meio a um período que temáticas como saúde, ciência, globalização, solidariedade e consciência ambiental foram os mais discutidos e abordados globalmente. E o momento não poderia ser mais propício para que o investidor percebesse que poderia fazer seu dinheiro render e de quebra, investir em empresas socialmente responsáveis. Mas quais são as alternativas de investimentos disponíveis no mercado hoje? E de fato, esse tipo de investimento traz rendimentos similares aos tradicionais?

Segundo matéria publicada pela Forbes, estudos elaborados pelo norte-americano Morgan Stanley e divulgados entre 2019 e 2020 mostram que os investimentos atrelados a critérios sustentáveis tiveram desempenho similar aos tradicionais entre 2004 e 2018, e chegaram a superá-los no primeiro semestre de 2020, ano do início da pandemia do coronavírus, em 4,3% em comparação com igual período anterior. Também em 2020, 95% dos índices de sustentabilidade performaram melhor que os índices de bolsas que não adotam esses critérios.

Abaixo algumas opções de produtos ESG e de impacto disponíveis para aplicação:

•Fundos
•Compra direta de ações
•ETFs
•Títulos verdes
•Títulos sociais
•Títulos de sustentabilidade
•COEs

Mas por onde começar? Acreditamos que terceirizar a análise e gestão desse tipo de informação é a melhor maneira de dar o pontapé inicial no mundo de investimentos de impacto. Durante a pandemia os fundos ESG se multiplicaram ao redor do mundo e muitos deles, inclusive, nasceram destinados aos consumidores do varejo. Atualmente, é possível encontrar fundos ESG cuja aplicação mínima é de R$ 100.

Mais Conteúdos

Vendas no Varejo abaixo das expectativas

No mês de setembro, guiado por mais uma extensa revisão na série histórica,..