Inflação americana em linha com as expectativas

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

A inflação ao consumidor (CPI), acelerou para 0,5% m/m e 5,4% a/a no mês de julho, em linha com as projeções de 0,5% m/m e 5,3% a/a do mercado.

O núcleo da inflação também acelerou, para 0,3% m/m e 4,3% a/a, também em linha com as expectativas do mercado de alta de 0,4% m/m e 4,3% a/a.

O destaque altista do mês foi o subgrupo de Energia, acelerando 1,6%, com gasolina apresentando alta de 2,4%, impulsionada pela alta no preço do petróleo nos mercados internacionais.

O grupo de carros usados apresentou alta de 0,2%, após apresentar avanço de 10,5% em junho, o que reforça o diagnóstico de transitoriedade. O grupo de Alimentos apresentou alta de 0,7%, ante 0,8% em junho. Já o segmento de Abrigo, recuou de 0,5% para 0,4%, segmento que pode indicar um caráter menos transitório nos preços.

Segundo o time Macro & Estratégia do BTG Pactual digital, após meses de dados acima das expectativas, a inflação de julho apresentou resultado em linha com o esperado pelo mercado. A composição da leitura e alguns dados já existentes apontam que as pressões temporárias em itens como veículos usados podem estar iniciando um processo de normalização.

 

–Por Arhur Spirandelli

Mais Conteúdos