Índice de inflação ao consumidor (CPI) acima das expectativas

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O CPI, divulgado hoje nos EUA, surpreendeu e acelerou para 0,6% m/m e 5,0% a/a no mês de maio, acima das projeções de 0,5% m/m e 4,7% a/a do mercado.

O núcleo da inflação também acelerou para 0,7% m/m e 3,8% a/a, também acima das expectativas do mercado de alta de 0,5% m/m e 3,5% a/a.

Adicionalmente, o indicador semanal “jobless claims” dos EUA, que mede o volume de pedidos de seguro desemprego, reportou 376 mil pedidos, em linha com os 370 mil esperados pelo consenso da Bloomberg. O resultado ficou abaixo do número reportado na última semana, de 385 mil.

Segundo o time Macro Research do BTG Pactual digital, semelhante ao resultado do mês de abril, o dado de maio apresentou mais uma aceleração acima do esperado, o que pode intensificar os receios dos agentes de mercado de que a alta dos preços não é temporária, principalmente pela pressão no núcleo de inflação, desafiando o posicionamento dovish do Federal Reserve, pressionando a instituição a retirar os estímulos.

Entretanto, mesmo com a primeira sinalização na última ata do FOMC de que a redução de compra de ativos poderia entrar em pauta, o último dado do PCE (inflação perseguida pelo Fed) em linha com o esperado e mais um mês com resultado fraco do payroll podem sustentar o discurso expansionista do Fed.

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..