IGP-M desacelera em abril

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Segundo o time Macro & Estratégia do BTG Pactual, em abril, o IGP-M perdeu ímpeto com relação aos dados registrados no 1T22, com uma desaceleração maior do que era esperado, porém o índice permaneceu em patamar elevado, acumulando alta de 6,98% em 2022.

Em linhas gerais:
– Resultado (m/m): 1,41% vs 1,70% expectativa vs 1,74% anterior
– Resultado (a/a): 14,66% vs 14,98% expectativa vs 14,77% anterior

Como vetor principal baixista, destaque para a reversão nos preços agropecuários (de 3,22% para -1,36%), explicado pelo recuo em grãos, especialmente, para soja, milho e café. Por outro lado, o principal impacto altista foi o avanço dos combustíveis, especialmente diesel e gasolina automotiva, reflexo da forte aceleração do preço do petróleo no mercado de referência. Para o consumidor, os principais catalisadores foram: combustíveis, passagens aéreas, tomate e aluguel residencial.

Para o curto prazo, o time observa uma estabilização nos índices agregados em dólar de commodities de Alimentos e Industriais e um recuo, na margem, nas Metálicas. Por sua vez, diante da depreciação do Real nos últimos dias, os preços em moeda nacional têm registrado uma aceleração.

Além disso, a manutenção da elevada incerteza que persiste no cenário internacional tem promovido um ambiente de forte volatilidade, podendo pressionar o preço das commodities e manter o IGP-M em patamar elevado.

Nesse sentido, a equipe ressalta que o ambiente requer cautela, diante da continuidade do conflito na Europa, da perspectiva de um maior aperto monetário norte-americano e do cenário de atividade global incerto. Permanecem atentos às depreciações do Real, que podem contribuir para a aceleração do índice.

A equipe de assessoria da Acqua Vero está à sua disposição para explicar tudo sobre o cenário e os indicadores econômicos!

Mais Conteúdos

Fraco desempenho dos mercados internacionais

Os mercados internacionais tiveram um fraco desempenho como um todo no último final..

Tire a sua previdência do banco e coloque ela para jogo!

Muitos brasileiros associam os Planos de Previdência com bancos tradicionais. Até pouco tempo,..

Grade de produtos ESG na Acqua Vero

Você já deve ter ouvido falar sobre o termo ESG (Enviromental, Social and..