IGP-DI apresenta resultado acima do esperado

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O IGP-DI de outubro foi divulgado recentemente e trouxe algumas surpresas aos investidores. Em linhas gerais, a divulgação foi:
– IGP-DI (m/m): 1,60% vs 1,31% expectativa vs -0,55% anterior
– IGP-DI (a/a): 20,95% vs 20,63% expectativa vs 23,43% anterior

No detalhamento:
– O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) avançou 1,90%, após recuar 1,17% em setembro.
– O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,77% em outubro, após variar 1,43% em setembro.
– O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) apresentou aceleração de 0,51% para 0,86%.

Em outubro, a reversão do sinal do IGP-DI é decorrente da retomada nos preços do minério de ferro ( de -22,1% para 4,29%) no mercado internacional e alta nos preços dos combustíveis. Este movimento provocou avanço no IPA Industrial (de -1,64% para 2,72%), levando a pressões altistas para o índice geral. Por outro lado, o IPA Agro apresentou leve desaceleração (-0,06%), impactado pelo recuo nos preços de bovinos (-7,71%), decorrente do embargo das exportações para a China.

Daqui pra frente, para os últimos meses do ano, o time Macro & Estratégia do BTG Pactual espera a manutenção do cenário atual, com a continuidade da pressão nos preços dos combustíveis e uma retomada dos preços para o setor agrícola. Para o minério de ferro, a volatilidade no valor da commodity nos mercados internacionais pode impactar a leitura final dos IGP’s. Além disso, o cenário externo desfavorável para emergentes e o aumento na percepção de risco do cenário doméstico deve manter o Real depreciado, o que pode contribuir para uma composição negativa dos índices inflacionários.

Mais Conteúdos

Vendas no Varejo abaixo das expectativas

No mês de setembro, guiado por mais uma extensa revisão na série histórica,..