FOF na Previdência

Acqua Vero
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

FOF é a sigla para o termo “Fund of Funds”, em português Fundo de Fundos.

Os fundos de fundos, também conhecidos como fundos multigestores, são veículos que investem seus recursos em cotas de outros fundos disponíveis no mercado. Esses veículos se tornaram muito comuns e conhecidos no mercado nos últimos anos, visto que permitem que o investidor iniciante tenha acesso às principais casas do mercado, por meio de uma carteira bem estruturada e diversificada, se aproveitando de uma gestão ativa e experiente para o seu recurso.

Mas você sabia que esse tipo de veículo também está presente na previdência privada?

Os FOFs estão cada vez mais presentes na previdência e grandes players do mercado como o BTG, já distribuem para os seus clientes os tão famosos fundos de fundos. Atualmente, com o sucesso desses veículos, já temos vários fundos das mais diversas classes e estratégias disponíveis no mercado. Os mais comuns são os FOFs criados para cada perfil de risco do investidor.

Temos os fundos de fundos de renda fixa, por exemplo, que se destinam àqueles clientes mais conservadores que não gostam de grandes oscilações em seu patrimônio e que investem seus recursos majoritariamente em cotas de fundos de renda fixa. Ou até mesmo os FOFs mais arrojados, que compram cotas de fundos multimercado de alta volatilidade ou até mesmo de fundos de renda variável, e são destinados àquele investidor que entende que, no longo prazo, uma maior volatilidade pode acabar resultando em uma maior rentabilidade.

Esse tipo de veículo acabou fazendo sucesso no mercado justamente por possibilitar ao investidor de varejo, que está iniciando sua jornada no mercado financeiro ou até mesmo possui pouco recurso para investir, em ter um portfólio diversificado. Com esses produtos, o investidor não ficará “preso” a poucos ativos e sua carteira não ficará concentrada, o que consequentemente acabará reduzindo o risco do seu portfólio.

Se você deseja saber mais sobre os FOFs que mais se enquadram as suas necessidades, entre em contato com um de nossos assessores.

Mais Conteúdos