Desempenho de FIIs no mês de Maio

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O desempenho dos Fundos Imobiliários no mês passado foi de -1,56%, com maiores impactos por conta dos fundos de logística, lajes corporativas e recebíveis.

Apesar da performance negativa esse mês, os fundos de lajes corporativas, em alguns casos, tiveram em maio um aumento nas consultas por espaços vagos e interesse em locação, principalmente em ativos com alta qualidade e bem localizados, com leve redução da vacância física em portfólios prime de SP.

Embora não tenha sido um dos fundos que tiveram uma queda tão acentuada no mês passado, é um dos tipos de fundos mais penalizados esse ano, os de shopping center, que tiveram seu funcionamento interrompido em diversas ocasiões em 2020, mas que tiveram no último mês um avanço nas restrições de funcionamento, em termos de horário e capacidade de pessoas.

Os dois setores citados anteriormente são os que apresentam uma das maiores quedas ao longo de 2020, mas também são os que podem entregar maior potencial de crescimento.

Entrando nos fundos de papel, que no último mês também tiveram resultados negativos, apesar de performance positiva de 5,08% em 2021 e de 21,95% nos últimos 12 meses, impulsionado em partes pelo aumento do IGPM e resiliência no nível de inadimplência dos fundos High Yield da indústria, tiveram impacto em maio em parte por conta da discussão de tributação em FIIs e como seria a performance nesses ativos com a tributação dos CRIs.

Vale lembrar que os aspectos discutidos em termos da tributação, condizem com uma reformulação tributária não só em FIIs, mas em demais produtos de investimento, onde os CRIs seriam tributados, o que teria impacto direto nos fundos de papel, já que sua carteira é composta por esses ativos.

Um ponto que acompanhamos sempre é a relação risco x retorno em FIIs e a atratividade desse mercado, podemos identificar abaixo que o spread entre a curva de retorno do IFIX e os títulos públicos ainda mantém um prêmio atrativo, o que corrobora o investimento nessa classe de ativos.

 

-Por Gabriel Pereira

Mais Conteúdos

Dados de produção industrial dos EUA abaixo do esperado

Os EUA divulgaram os dados de Produção Industrial: -1,3% vs 0,2% expectativa vs..

Equivalência de taxas na Renda Fixa

Muito provavelmente os leitores mais atentos, ao lerem nossa última publicação sobre a..

Reflexões sobre as taxas dos Fundos de Investimentos

No Brasil, somos acostumados a fugir e ter medo de taxas. Isso porque,..